O mês de Fevereiro foi um mês de muito trabalho. Foi o mês que começámos a colocar em prática o que planeámos desde Agosto de 2022 e que estava apenas escrito num papel. Foi o mês que iniciámos a tão esperada e planeada horta.
No passado dia 4 de Fevereiro, sábado, pelas 9 da manhã, o Senhor Víctor Salteiro, pai do Rafael Salteiro disponibilizou-se para nos ajudar a limpar o terreno. Alguns dos alunos acompanharam-no e enquanto fresava, os alunos André Cotrim, Rafael Salteiro, Guilherme Oliveira e Pedro Alcobia juntamente com a professora Fátima Alves e a sua filha Joana Laureano, improvisaram, com paletes de madeira, um compostor.
Para fazer a compostagem os alunos usaram: a erva cortada, terra, folhas secas e borras de café, que foram sendo guardadas pelas Dª Susana e Dª Luzia, as assistentes operacionais que trabalham no bufete. Foram colocadas camadas alternadas como se pode observar nas fotografias.
COLOCAR FOTOS DA CONSTRUÇÃO DO COMPOSTOR
No dia 6 de Fevereiro, segunda-feira, os alunos iniciaram a divisão do terreno e mediram as dimensões da horta. Optaram por 2 corredores perpendiculares, que permitiram as mobilizações entre as plantações, dividindo a horta em 4 canteiros. Ainda colocaram estacas para delimitar o espaço. Por fim o grupo da rega, Guilherme Oliveira, André Cotrim e António Vicente, com a ajuda de todos os outros colegas, elaboraram um sistema de recolha de água da chuva que caía no telhado das casinhas de madeira, para posteriormente, ser transferida para os depósitos de 1000L.
Comments