No dia 17 de abril, primeiro dia após a interrupção letiva das comemorações Pascais, os alunos da disciplina de Biologia da Escola Pedro Ferreiro focaram-se em limpar a horta, que se encontrava agora sem intervenção de monda por quase 3 semanas.
Na interrupção foram feitas várias regas ao final do dia onde participaram os alunos André Cotrim, Rafael Salteiro, Sara Cotrim, Guilherme Oliveira, Leonor Teixeira, a mãe e o irmão do Martim Tavares, a professora Fátima Alves e a sua filha.
Além de fazer a monda das ervas daninhas, transplantaram-se as cenouras para a banheira preparada para o efeito. Esta preparação consistiu em misturar solo da horta, com composto e areia. Pretendeu-se assim realizar um novo ensaio biológico - Em que tipo de solo as cenouras cresceriam melhor, na mistura de solos (banheira) ou no solo normal?
Foram ainda plantadas couves de 3 qualidades, batata doce, beterraba, alho francês, pepinos e corgetes oferecidos pelos Viveiros Manei's. Também nos ofereceram vasos de aromáticas (2 de cebolinho, 2 de óregãos, 2 de tomilho, 1 de segurelha, 1 de sálvia, 1 de alfazema e 1 de alecrim). Os avós do Martim Tavares também ofereceram tomateiros, corgetes e pepinos para colocar na horta.
No dia 19, o ritmo não diminuiu e foi preparada uma cultura vertical de alfaces, reutilizando um tubo PVC e um saco de ração, com a finalidade de economizar espaço e água, bem como reutilizar materiais que caso contrário seriam encaminhados para o lixo. No final da aula, os alunos prepararam ainda um banho de urtiga, com intuito de criar um meio de combate biológico para uma das praga, o piolho, que invadiu as faveiras.
Para reforço da luta biológica foram também colocados entre as faveiras vasos com alfazema e alecrim.
Comments