top of page

Resumo:

​

O projeto “Sustentabilidade e Conservação dos Recursos Naturais” insere-se nas Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Biologia do 12º ano. Resultou da vontade de alunos e professora trabalharem as AE da disciplina de maneira diferente, tendo por base a metodologia do Trabalho de Projeto. Aqui que são os alunos os responsáveis pela organização do seu trabalho e pela distribuição de tarefas, para chegarem a um produto final. Este depende da articulação e do trabalho colaborativo entre todos. O projeto foi construído durante o mês de agosto e aprovado em reunião de Conselho Pedagógico (CP),  em setembro.

Os alunos foram divididos em 5 grupos. Cada grupo foi responsável por uma determinada área: Manutenção; Controlo de Pragas; Rega; Culturas; Solo.

Após as pesquisas os alunos deram asas à sua criatividade e imaginação e colocaram no papel o que pretendiam fazer. Assim, surgiu o primeiro esboço da horta sustentável, com o sistema de irrigação, a distribuição das culturas, segundo estratégias de combate a pragas. Como não foram utilizados quaisquer químicos, todos os alunos acabaram por participar em todas as tarefas, nomeadamente o combate às ervas consideradas "daninhas", que iam invadindo as nossas culturas.

Além da horta sustentável, os alunos tencionavam construir um lago ... que acabou por se tornar zona de cultivo de cenouras. Foram estabelecidas articulações com as crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento, a quem os alunos ensinaram a fazer composto e concretizaram a atividade de comemoração do "Dia Nacional das Espécies Autóctones . As crianças elaboraram espantalhos para a horta, a "Amélia" e a "Maria Cachucha" e visitaram a horta no dia 14 de junho. Estabeleceu-se ainda articulação com uma turma do 3º ano, que participou na colheita das batatas e das cebolas da horta no dia 30 de junho. Estes alunos mediram a massa destes produtos e colocaram-nos em sacos reutilizados.

Para a concretização da horta esteve sempre presente a reutilização de materiais, com muita imaginação e criatividade.

Foram feitos alguns ensaios biológicos e aquando da realização das tarefas, entre favas e couves foram preparadas apresentações orais, tarefas de outras disciplinas.

Esta horta sustentável pode ser considerada uma horta familiar, pois para ela contribuíram pais e avós dos alunos.

Contámos com a colaboração do Município e de entidades do Concelho e fora dele, que na medida do possível nos foram ajudando.

Esta horta sustentável pode ser considerada uma horta familiar, pois para ela contribuíram pais, avós e irmãos dos alunos.

Enquanto professora, sinto muito orgulho em termos conseguido concretizar este projeto. Os alunos divertiram-se, aprenderam e tiveram oportunidade de, por tentativa e erro, experienciarem e reproduzirem técnicas agrícolas antigas, com o apoio dos seus familiares.

Foi uma experiência única, que ficará na nossa memória e na memória da Escola por muitos anos.

Com a concretização deste projeto, deixámos a nossa "marca", a nossa "pegada".

bottom of page